O cansaço existencial: o que tudo me cansa?

O cansaço existencial: o que tudo me cansa?
O cansaço existencial: o que tudo me cansa?

12 March, 2017

O que as coisas nos cansam tanto? Será que estamos cansados de sobreviver, ou talvez cansados até de nós mesmos? Que classe de cansaço nos pesa mas : o físico, o psíquico, o místico?

Labareda a atenção como os grandes beatos dormiam pouco, comiam pouco, trabalhavam varias horas e também dedicavam um longo tempo à reza. E também estavam incessantemente alegres, até enquanto seu corpo parecia abatido. Ficavam esgotados, porém não cansados de doar-se a Deus e também aos outros. Neles se cumpria a máxima de São João da Cruz: “ A psique que anda no paixão não cansa nem se cansa”.

Os grandes beatos estavam enamorados de Cristo, Marido e também Sô, e também se deixavam amar por Este. Em suas vidas, constantemente houve sofrimento, contrariedades, desprezos, traições. Porém eles nunca perderam a alegria. Sim, enamorados de Cristo, entregaram-se completamente.

Logo, porque razão atualmente, na Igreja, há tantas pessoas cansadas? O que acontece?

São múltiplos e também bastante variados os motivos do cansaço. O cansaço físico contínuo, sem o escora do Deus Santo, desculpa desgaste anímico. Daí se passa à falta de motivação para rezar, para estar diante do Sr., para permitir -se tocar pela Termo. Apaga-se a vida místico, a relação com o Querido e também, desse modo, chega a exaustão místico, a preguiça.

O cansaço psíquico é possível que dirigir-se pela desordem da vida, pela contínua alteração de horários, pela inconstância nas ocupações, pela bagunça ou falta de limpeza no quarto ou sala de trabalho, pela ressarcimento na comida, pela falta de vontade em tudo.

Há cansaço pela forma de enfrentar os afazeres, as contrariedades, os fracassos, os conflitos. Há cansaço enquanto o trabalho (escolar, manual, intelectual, familiar) é vivido com voluntarismo ou perfeccionismo; enquanto a população estabelece metas supra das suas capacidade, ou baseada na verificação ou inveja relativamente aos resultados dos outros, ou com o libido de superar a humanidade. Isso esgota e também culpa aborrecimento.

No cristão, o cansaço é possível que chegar enquanto não se confia no Sr., enquanto não se coloca em suas mãos as próprias lutas, esperanças, desvantagens, fracassos, angústias; enquanto a população se instala no ceticismo ou se apega a pequenas preocupações; enquanto se dá muita relevância ao que é transitório, insignificante, momentâneo.

O cansaço é possível que chegar na vida do cristão também enquanto falta humildade para solicitar ajuda diante das dificuldades ou desvantagens, e também a população já resolver tudo sozinha, fechando-se qualquer vez mas em si, contando apenas com suas forças, o que leva a um fracasso maior ainda.

Como enfrentar o cansaço físico e também psíquico, para sustentar o tônus místico?

“Vinde a mim todos e cada um dos que estão cansados, e também eu os aliviarei” (cf. Mt 11, 28). A vida não os pertence. Tudo é de Deus. Dele viemos e também a Este voltaremos. Ao passo que percorremos nesta terreno, Jesus Cristo está incessantemente ao nosso lado, sustentando, motivando, iluminação nossa existência.

Este conhece nossas alegrias e também tristezas, nossas esperanças e também angústias, nossas luzes e também sombras, nosso combate interno. O que Este quer é que contemos com Este, que estejamos continuamente na sua presença, que Este habite no mas íntimo da nossa interioridade.

Ser cristão não nos poupa de lágrimas, porém dá sentido aos nossos sofrimentos. Ser discípulos de Jesus aumenta o “peso” da vida – segundo os padrões do planeta. É verdade. Porém o próprio Jesus nos diz : “Tomai o meu tirania ”. E também acrescentou: “Porque meu opressão é suave e também meu peso é ligeiro ” (cf. Mt 11, 30).

O tirania é suave porque é sua amizade incondicional; e também o peso é ligeiro porque Este o carrega conosco. Carregamos um tesouro em vasos de barro, para se veja que uma força tão extraordinária vem de Deus, não de nós.

Para o cansaço existencial e corporal conte com a ajuda do Xtramaster (aqui) e veja a melhora imediata no seu dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *